Material didático de português (L2) para crianças

Olá, professores.

Temos pesquisado os materiais didáticos para o ensino de portugues como lingua estrangeira para crianças.

No Brasil não encontramos nada, somente livros destinados a adultos.

Apenas em Portugal há materiais de Portugues para crianças. Talvez, seja uma boa fonte de pesquisa para pensar na criação de materiais petinentes ao portugues falado no Brasil.



Salpicos é um cão-d'água português que protagoniza uma série de aventuras, histórias e jogos, com os quais as crianças estrangeiras vão aprender português."



Para os mais velhos, encontramos "Na Onda do Português", um projecto pedagógico em 3 níveis destinado ao ensino de Português como língua estrangeira a alunos entre os 11 e os 16 anos.

Com consultoria científico-pedagógica financiada pelo Instituto Camões, o primeiro livro desta série, também editado pela Lidel, é da autoria de Ana Maria Bayan Ferreira e Helena José Bayan.

A obra, composta pelo livro do aluno, CD-áudio e dossiê do professor (este com sugestões metodológicas, apresentações em PowerPoint dos conteúdos gramaticais), privilegia, segundo a editora, uma metodologia baseada em tarefas, e dirige-se a «utilizadores elementares da Língua Portuguesa.

Fonte: http://www.instituto-camoes.pt/encarte-jl/primeiros-materiais-promovidos-pelo-ic.html

2 comentários:

Anônimo disse...

como faço para aprender Libras recebi uma aluna surda este ano e não sei me comunicar com ela e a interprete tem que rodar a escola toda às vezes nem dá tempo de ir na minha sala tenho que solicitar quando eu julgo que o assunto é dificil!
entende a minha angústia! me ajude
Alessandra da Silva Venas
abracadabrale@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, Alessandra.

É importante que vocÊ como professora regente saiba libras sim, mas não para ministrar a aula para a aluna surda e ouvintes ao mesmo tempo. Essa aluna tem direito a um intérprete permanente, conforme está previsto no dicreto 5626 de 2005.

Não sei onde você mora para indicar um curso, mas recentemente as faculdades estão incluindo a disciplina de libras nos curso de licenciatura, você poderia cursar a disciplina como uma extensão.

Vamos nos falando pelo e-mail. ok!
Um forte abraço,
Neiva

Postar um comentário

Copyright @ Ensino de Português-por-escrito ..... para Surdos | Floral Day theme designed by SimplyWP | Bloggerized by GirlyBlogger